HISTÓRIA

A ideia da UMAS UNIVERSIDADE DOS MAIORES nasceu a mais de quinze anos, sendo hoje, o resultado da caminhada de um grupo de professores descontentes com a situação crescente do desinteresse dos alunos que chegavam à universidade cheios de sonhos, animados e seguros de que, teriam feito a escolha certa. Teriam escolhido a melhor profissão do mundo e que iriam construir uma carreira profissional brilhante. Buscavam sustentabilidade para si e para a família, filhos e netos a vida toda. A dignidade, a realização pessoal e profissional estava garantida. Para muitos, a fantasia dava lugar a desilusão, logo no primeiro ano a realidade ocupava espaço e o desânimo era eminente. 

 

O contraste entre o ideal, o sonho e a realidade, levou o grupo buscar  experiências em outros continentes,  destacando  como o Brasil, Chile, Argentina, México, Itália, Portugal e Espanha. A Europa, o berço da civilização e da cultura contemporânea, foi à maior lição de vida que nós poderíamos ter experimentado. Apesar dos jovens do primeiro mundo, também  serem cheios de vida, de esperança e de certeza,  seguros que irão conseguir construir uma vida e se realizarem, eram ainda mais distantes. Proporcionalmente, no Brasil, o número de jovens que chagam até a universidade é ainda irrelevante se comparado aos países do primeiro mundo.

 

A grande descoberta, para a surpresa do grupo, ao fazer a contabilidade da caminhada, o entusiasmo ficou muito distante, pois, percebemos que não se pode parar o tempo. Ultrapassar os 60 anos de idade é a grande conquista da vida e  quando chegamos lá, louvores a Deus sejam dados a todo o momento, visto que, para muitos, isso ficou para traz, morrendo antes de nascer, de fome, de desnutrição, de balas perdidas, assassinados no transito, de enfermidades por falta de uma assistência social sustentada, enfim, morrem muito antes de chegarem aos 60 anos, vítimas da ganância desenfreada das grandes potências.

 

Para a grande maioria, ao longo da vida, independente da oportunidade de ter freqüentado uma universidade ou, apenas a universidade da vida, o sentimento mais forte, é que faríamos tudo de novo, apesar da grande indagação, ahhh!!!:

·        Se eu tivesse a experiência de hoje, naquela época;

·        Tudo poderia ter sido diferente, se eu soubesse que  poderia ter feito;

·        Porque fiquei parado, esperando a banda passar;

·        Quantas coisas certas poderiam ter sido feitas se eu tivesse ouvido meus pais;

·        Muitos se recusam a entrar em filas preferenciais, menos as grávidas e se eu tiver meu netinho no colo;

·        Todos nós queremos ter vida longa, menos chegar à terceira idade;

·        Seu eu tivesse tempo começaria outra carreira, ou faria o curso que ainda não fiz...


Enquanto o tempo passa, ficamos a ver navios, contudo, apenas, nos transformamos de crianças, em jovens maiores de idade, ou seja, chegamos à idade adulta e, para a UMAS
 UNIVERSIDADE DOS MAIORES ultrapassar os 60 anos é entrarmos na:

1.   Maior idade;

2.   Maior identidade;

3.   Maior vivência;

4.   Maior experiência;

5.   Maior Liberdade;

6.   Maior autonomia (crenças, valores e idéias);

7.   Maior participação na vida política;

8.   Maior Desejo não realizado;

9.    Maior Certeza do que gostaria de ter feito e;

10.            Maior erro que certamente não queremos cometer.

 

Somos apenas MAIORES, porque apesar dos dias nascerem a bilhões de anos, todos os dias, são apenas novos dias e o tempo hoje, tem só um dia a mais que ontem na grande contagem do universo.

 

Concluímos ainda, que tudo seria perfeito, se inspirássemos no maior exemplo de superação do mito para uns e verdade para outros, quando a grande ÁGUIA aos 30 anos, sentindo-se velha e pesada demais para seus grandes vôos, juntando todas as forças que ainda lhes restam, voa até o topo da mais alta montanha pousando na mais desconfortante pedra, onde nenhum outro predador poderá alcançá-la, enquanto ainda lhe restam migalha de sopro de vida arranca suas grandes garras, suas penas e por fim, batendo com o bico no mais pontiagudo da pedra, arranca seu poderoso bico para transformar-se depois de um longo e dificílimo tempo, na grande e poderosa, “FENIX”.

 

  • A realidade de hoje é a implantação do primeiro campi da UMAS UNIVERSIDADE DOS MAIORES, na cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, no Brasil.
 

Logotipo_UMAS_final 

  Site Map